Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/15 às 11h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Alunos de medicina complementam aprendizado no Hospital de Santa Maria

Dez estudantes de Universidade privada atuam como internos da Unidade pela primeira vez

BRASÍLIA (5/3/15) –O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) começou a receber, este ano, alunos de Medicina da Universidade Católica de Brasília para atuarem como internos. Até então, a parceria entre a instituição e a Secretaria de Saúde não tinha levado estudantes a esta regional. Há duas semanas, turmas de 10 alunos passam por esta experiência, de segunda a sábado, tanto na clínica médica quanto na cirurgia geral.

“Estamos em fase de experiência. A receptividade pelos profissionais da Unidade tem sido boa e os alunos ajudam bastante. Ainda mais porque como eles já passaram do 6º semestre, estão com tudo fresco na cabeça, contribuem muito em conhecimento teórico”, destaca a coordenadora dos estudantes no HRSM, Márcia Leite.

O estudante do 11º semestre de medicina Welton Souza Ferreira, 23 anos, diz que a experiência tem sido boa. “O hospital é novo, os profissionais são jovens e bem qualificados, habilitados a me ensinar bastante”, diz. A opinião da colega Iara Ederhard Figueiredo, 24, é semelhante: “Os médicos nos receberam muito bem. Eles nos ajudam e nos ensinam bastante”, observa.

Segundo Márcia, é na emergência onde os alunos mais aprendem. “Ensinamos a fazer prescrição, fazer exame físico, colher gasometria, enfim, até mesmo coisas que enfermeiros fazem, porque eles precisam saber fazer tudo, caso precisarem ensinar depois”, ressalta a coordenadora.