Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/20 às 15h21 - Atualizado em 23/10/20 às 17h28

Artistas voluntários levam cor e alegria às paredes do Hospital Regional do Guará

Objetivo é humanizar os espaços utilizados por servidores e pacientes

 

JOSIANE CANTERLE

 

O Hospital Regional do Guará (HRGu) deu adeus à cor cinza dos muros e paredes e ganhou o colorido das artes de rua. Artistas locais voluntários grafitaram temas divertidos e da natureza levando cores aos corredores da unidade de saúde, por onde passam pacientes e servidores, como uma forma de humanizar os espaços.

 

Trabalho artístico leva cor e mais vida aos corredores do ambulatório do HRGu – Foto: Divulgação

 

A grafitagem pode ser vista na varanda junto ao ambulatório e no espaço de convivência próximo ao refeitório do HRGu. “Os pacientes esperam consulta e os servidores estão todos os dias no mesmo lugar. Trazer cores e formas harmônicas pode trazer alegria. O belo faz bem!”, refletiu a superintendente da região de saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

 

As tintas foram doadas por servidores da unidade e o trabalho realizado por voluntários que não querem se identificar. As gravuras escolhidas para o grafite foram inspiradas em sugestões dos trabalhadores do local.

 

Foto: Divulgação

 

Mais colorido na saúde

 

Outros hospitais e unidades de saúde já haviam colorido suas fachadas e algumas paredes internas, como os hospitais regionais de Taguatinga, com pintura na fachada e na área interna do pronto-socorro, e o de Ceilândia também com pinturas na área externa do pronto-socorro e nos muros que cercam a unidade.

 

Paredes do Adolescentro também receberam trabalhos artísticos – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

Já no Adolescentro há vários espaços com pinturas e grafites de diversos artistas de ruas, inclusive de pacientes assistidos pela unidade, nas áreas externas e interna. Unidades dos Centros de Atenção Psicossocial também utilizam do colorido para proporcionar um ambiente mais aconchegante e humanizado para usuários e servidores.