Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/15 às 19h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Banco de Leite de Taguatinga comemora 37 anos

Unidade é referência internacional em aleitamento materno

BRASÍLIA (25/9/15) – O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga comemorou, nesta sexta-feira (25), o 37º aniversário. Inaugurado em 19 de setembro de 1978, instalado em uma pequena sala do HRT, o primeiro BLH de Brasília começou a funcionar com o intuito de diminuir o índice de mortalidade dos recém nascidos.

A ideia da criação do banco partiu do médico Wilson Marra, inspirado pela convivência diária com crianças que não amamentavam e que acabavam padecendo com diarreia e pneumonia. O resultado era a desnutrição e um elevado índice de mortes.

A criação do banco de leite humano foi possível por meio de parceria entre a unidade hospitalar e o Rotary Club de Taguatinga Norte, que até hoje dá assistência ao empreendimento de saúde pública.

Durante as comemorações, o BHL-HRT recebeu a visita de participantes do II Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano que acontece esta semana em Brasília. Atualmente, o trabalho desenvolvido na unidade é referência internacional em aleitamento materno.