Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/16 às 17h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Banco de Leite promoverá piquenique no Parque da Cidade

Evento envolverá doadoras e família em ação solidária

BRASÍLIA (17/05/16) -Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) realizará, nesse sábado (21), um piquenique solidário com a participação das doadoras cadastradas, dos familiares e apoiadores do programa. O evento será no estacionamento 4 do Parque da Cidade a partir das 14:45.

A equipe preparou uma área exclusiva com brinquedos para as crianças maiores e aula de sling dance para às mães. Além do lanche compartilhado, as pessoas que quiserem levar roupas e objetos de criança para doação estarão ajudando a equipe a montar kits para as gestantes carentes do hospital.

O HMIB internou em sua maternidade uma média de 1.600 puérperas nesse primeiro trimestre de 2016. Com a crescente demanda, o evento faz parte da proposta de intensificar ações de incentivo às doações e fidelização de novas doadoras, uma vez que os estoques frequentemente ficam baixos.

” Precisamos em média de 06 litros de leite humano pasteurizado por dia e nem sempre o estoque é suficiente. Uma mãe que se disponibiliza a esse ato tão nobre pode alimentar até 10 bebês internados em nossa UTI com um único vidro. Quando falamos em doação de leite humano falamos sim em salvar essas vidas”, relata a Chefe do Banco de Leite do HMIB, Raquel Prata.

A equipe de Banco de Leite está atenta à disposição das mães para que essa logística da doação se realize. Além do atendimento presencial durante a semana, esse ano, por exemplo, foi criado pelo HMIB um grupo de Whtasup para otimizar a coleta e conseguir estreitar os laços da equipe com as doadoras para criar uma grande rede de apoio.

Para a Raquel mesmo com o empenho da equipe, o sucesso do trabalho depende da disposição das mães e da família que a apoia. “A doadora não oferta apenas seu leite, ela doa seu tempo e o seu trabalho em fazer uma ordenha cuidadosa. Esse é um ato cercado de amor em circunstâncias muitas vezes adversas devido seu cansaço”.