Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/15 às 15h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Brasília sedia encontro de secretários municipais de Saúde

Evento começou nesta quinta-feira (6) e segue até amanhã (8) com 4,5 mil participantes

BRASÍLIA (7/8/15) – O Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe, até amanhã (8), 4,5 mil participantes do 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que começou na noite desta quinta-feira (6), tem 1,5 mil secretários inscritos e foi aberto pelo titular da pasta no Distrito Federal e anfitrião, Fábio Gondim.

“Hoje (6) completo 12 dias como secretário estadual e municipal, uma vez que Brasília tem essas características. Sabemos que a população precisa de nós e nós precisamos ter a energia e a competência para sanar problemas. Estamos trabalhando pela Saúde e dispostos a mudar este cenário”, frisou Gondim ao dar boas-vindas aos participantes.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Saúde, que destacou em seu discurso a necessidade de os secretários municipais trabalharem de forma articulada com os prefeitos e demais legisladores de suas cidades. “Ser gestor é ir para a berlinda, é estar em exposição. É nos municípios que as coisas se concretizam e por isso precisamos trabalhar junto aos prefeitos”, disse Arthur Chioro.

Durante fala aos secretários de Saúde, o ministro também ressaltou outras iniciativas que beneficiaram diretamente a população de pequenas cidades, como o programa “Mais Médicos”, que completou dois anos. Neste período, 18,2 mil médicos atuaram em 4.058 municípios e atenderam a 63 milhões de pessoas.

No mesmo evento, foi anunciado o novo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde eleito nesta quinta-feira (6), Mauro Guimarães Junqueira, titular da secretaria no município de São Lourenço, em Minas Gerais. Deixa o comando da instituição o secretário municipal de Baurú, em São Paulo, Fernando Monti.