Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/07/13 às 14h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Campanha em Planaltina realizou 120 testes rápidos de Hepatite

COMPARTILHAR

O Centro de Saúde n° 1, da regional de saúde de Planaltina promoveu, nesta segunda-feira (22), das 8h às 11h, uma campanha de combate à Hepatite B e C, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hepatite, ao todo foram atendidos 120 pacientes que passaram pelo local.

O chefe do Núcleo de Assistência e Tratamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde do DF, Thiago Amorim, informa que a hepatite é uma doença silenciosa. “Milhões de pessoas estão infectadas e não sabem. Nosso objetivo é fazer o diagnostico já que o tratamento precoce pode evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado”, diz.

A equipe realizou testes rápidos, que o resultado sai em 20 minutos, para detecção de doença, com um de furo no dedo dos pacientes, que também assistiram a uma palestra sobre como evitar a hepatite, e foram orientados a fazer o tratamento, em caso positivo.

Para a cozinheira Maria Barbosa, que esteve no centro de saúde para fazer uma consulta e aproveitou para passar pelo exame. “Essa iniciativa é ótima, o resultado sai rápido, e caso seja positivo, nos permite buscar o tratamento”, comenta.

A dona de casa, Maria do Livramento Lima, concorda e afirma que o teste é a forma de saber como está a saúde. “A gente pensa que está bem e nem imagina que pode ter este tipo de doença. Estou aproveitando a oportunidade”, diz.

A vacina contra a hepatite B está disponível nos centro de saúde para pessoas com até 49 anos e ainda não existe vacina contra a hepatite C.

A campanha será realizada também em outros hospitais da rede, entre eles, no HMIB, no dia 28 de julho, das 9h às 17 horas.

 

Tatiane Gomes