Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/15 às 13h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Capacitação sobre teste do olhinho e consultas infantis

Profissionais de Samambaia participam de aulas práticas e teóricas

BRASÍLIA (15/5/15) – Médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Samambaia realizam treinamento sobre consultas do Crescimento e Desenvolvimento Infantil (CD) e para o Teste do Reflexo do Olho Vermelho (TRV), o “Teste do Olhinho”. Serão quatro turmas de capacitação, a primeira foi realizada nesta quarta-feira (14), no período da tarde, no Centro de Saúde nº 01.

“O objetivo do treinamento é garantir a realização de consultas de CD com qualidade de excelência e a realização do Teste do Olhinho para todas as crianças da Regional de Saúde de Samambaia, detectando precocemente agravos na saúde das mesmas”, explica a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança de Samambaia (PAISC), Cristiane Biscoli.

O curso é realizado em obediência ao Protocolo da Atenção Primária à Saúde e à Nota Técnica n° 06/2014, do Grupo Condutor Central da Rede Cegonha/DF. Na abordagem do Teste do Olhinho, os enfermeiros recebem o conhecimento teórico. Já aos médicos, será estendida a prática do procedimento. O conteúdo sobre CD será oferecido para todos os participantes.

“É fundamental, neste momento, buscarmos o fortalecimento das consultas às crianças em nossa atenção primária, por meio de capacitações periódicas e, sendo também, um ponto de apoio a todos os enfermeiros e médicos de família que realizam esse atendimento. Estamos buscando incessantemente reduzir o coeficiente de morbi-mortalidade infantil de nossa regional”, ressaltou Cristiane Biscoli.

A expectativa é alcançar 109 profissionais da Atenção Primária à Saúde. As próximas turmas acontecerão nos dias 18 e 25 de maio e também no dia 03 de junho, na sala de reunião do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), no período da manhã.
A capacitação é promovida pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança de Samambaia (PAISC), com o apoio da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde.

Teste do Olhinho – É o exame que propicia detecção precoce de doenças oculares da infância (catarata congênita, tumores oculares, outras desordens retinianas, etc., ou seja, doenças que podem levar à cegueira). Quando o teste se apresenta alterado, o paciente é encaminhado com prioridade máxima ao oftalmologista da rede, e, em tempo hábil, para que a saúde ocular possa ser tratada e restabelecida. No HRSam, o protocolo do teste é realizado em todos os recém-nascidos, até a alta hospitalar. Nas unidades da Atenção Primária à Saúde, o teste deverá ser realizado três vezes ao ano nos primeiros 24 meses de vida e, anualmente, até o quinto ano de vida.

Consultas do CD – O cuidado com a saúde das crianças, em especial, durante as consultas periódicas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) infantil, é fundamental para prevenir agravos e detectar precocemente algum risco ou vulnerabilidade. Em Samambaia, esse atendimento é oferecido pelos quatro centros de saúde, pelas quatro clínicas da família e nas três unidades básicas de saúde (UBS), tanto por médicos quanto por enfermeiros.