Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/19 às 13h48 - Atualizado em 7/02/19 às 14h59

Caps inaugura brinquedoteca para crianças parentes de pacientes

Espaço Kids fica na unidade do Riacho Fundo I

 

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Riacho Fundo I inaugurou, nesta quarta-feira (6), a brinquedoteca Espaço Kids, voltada às crianças parentes dos pacientes que fazem atendimento em saúde mental na unidade. Bonecos, bolas, carrosséis, carrinhos e tapetes de EVA compõem o novo local, criado para atender a uma necessidade dos familiares dos pacientes.

 

“Eles não tinham onde deixar os filhos quando faziam as visitas. As crianças acabavam ficando sozinhas, expostas a qualquer intercorrência de saúde mental que poderia acontecer. Agora, elas estão em um local visível, onde podem se distrair com brinquedos educativos”, conta a gerente do Caps Riacho Fundo I, Alanna Forrest.

 

BRINCAR – Estrategicamente organizado na recepção da unidade, e próximo à televisão, o Espaço Kids teve a colaboração de familiares e servidores para ser montado, que doaram os brinquedos para o local. E para manter o ambiente preservado e o espírito lúdico, regras foram colocadas à vista das crianças. A primeira de todas: entrou, tem de brincar.

 

“A principal ideia é que as crianças que venham acompanhadas dos pais tenham um espaço lúdico só delas, ofertado pelo nosso serviço. Ao mesmo tempo, os pais vão poder observá-las brincando enquanto esperam na recepção”, ressalta a gerente.

 

A inauguração da brinquedoteca contou ainda com a participação dos integrantes da oficina de música do Caps Riacho Fundo I, formada pelos próprios pacientes da unidade, que tornou ainda mais especial a abertura do novo espaço.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF