Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/18 às 16h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Capsi de Sobradinho comemora 5 anos de funcionamento

COMPARTILHAR

 

Presidente do Conselho de Saúde de Sobradinho, Maria Soares Pureza elogia a unidade. Foto: Matheus Oliveira

 

 

Em comemoração aos seus 5 anos de funcionamento, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) de Sobradinho promoveu uma série de atividades nesta terça-feira (24).

 

A unidade, que atende aproximadamente 400 crianças e adolescentes, também recebeu a visita do secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

 

“Os Caps são a nova forma de fazer saúde mental no Brasil, que consiste em retirar o paciente de instituições de internação e oferecer atendimento ambulatorial.

 

Nesse momento, os serviços de Saúde Mental estão sendo reforçados no Distrito Federal e reorganizados no nível secundário, de acordo com Plano Diretor de Saúde Mental”, disse Fonseca.

 

O Capsi de Sobradinho foi revitalizado com a ajuda da comunidade, que promoveu a pintura com os servidores, e do Conselho de Saúde de Sobradinho, que doou um parquinho infantil.

 

“O Capsi cuida da saúde mental das crianças para que elas possam se tornar adultos saudáveis. Por isso, é importante que a sociedade se envolva nessas ações”, destacou a presidente do Conselho de Saúde de Sobradinho, Maria Soares Pureza.

 

A gerente do Capsi, Cleide Albuquerque, disse que são atendidos casos de autismo, jovens com tendência ao suicídio, crianças e adolescentes menores de 16 anos com dependência em álcool e drogas, além de outros transtornos.

 

“Essa estrutura é de suma importância porque acolhemos crianças e jovens com sofrimento psíquico grave e também para promover sua socialização”, argumentou.

 

Sandra Regina Sampaio, mãe de Caroline Sampaio, de 12 anos, conta que a filha é atendida há um ano e meio pela equipe.

 

“Caroline tem transtorno global de desenvolvimento. Eu não sei como seria nossa vida sem ter esse apoio multiprofissional prestado pela equipe do Capsi”, disse Sandra.

 

Aberta das 7h às 18h para consultas agendadas, a unidade assiste moradores de Sobradinho I e II, Planaltina, Fercal e condomínios adjacentes.

 

O atendimento de demandas espontâneas é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 14h às 17h, exceto às terças-feiras.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde

 

Aniversário de 5 Anos Capsi Sobradinho