Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/13 às 14h00 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Carreta da Mulher estaciona no Paranoá

COMPARTILHAR

Unidade ficará na cidade até  1º de março

 A Carreta da Mulher chegou nesta quinta-feira (14) ao Paranoá. A unidade ficará estacionada na Administração Regional (Praça Central Lote 01, Área Especial Nº 01) até o dia 1º de março, depois seguirá para a área rural (no Posto de Saúde do PAD-DF) entre os dias 4 e 8 do mesmo mês. O horário de atendimento preventivo à saúde da mulher é de 8h às 12h e 13h às 17h.

A previsão é de que a unidade móvel realize diairemente 50 mamografias, 50 ecografias e 40 coletas de preventivo (papanicolau). De acordo com a diretora de Atenção Primária a Saúde da regional do Paranoá, Eleuza Procópio, “esses exames são muito importantes para a prevenção do câncer no colo do útero e na mama, além de detectar outras patologias”.

Para fazer o teste de papanicolau, a paciente não necessita de prescrição médica. No entanto, para a realização da ecografia, a paciente precisa levar o pedido. A restrição para os dois exames é que a paciente não pode ter tido relação sexual nas últimas 48 horas antes dos testes. Para fazer mamografia, as pacientes que têm acima de 40 anos estão isentas de levar a prescrição. Abaixo dessa idade o pedido é necessário.

Desde que foi inaugurada, em março de 2012, a Carreta da Mulher já realizou mais de 30 mil exames preventivos. 

Rafaela Marrocos