Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/07/14 às 11h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Carreta da Visão estende prazo para consultas em Sobradinho

Unidade móvel realizará atendimento oftalmológico ambulatorial até o dia 14 de julho

 

A população de Sobradinho poderá contar com a unidade móvel oftalmológica da Secretaria da Saúde (SES/DF) por mais uma semana. O período para a realização de consultas ambulatoriais foi estendido até segunda-feira (14), quando serão iniciadas as cirurgias de catarata.

A Carreta da Visão, como é popularmente chamada, está estacionada na quadra 02, área reservada 1/5, no Ginásio de Esportes da região administrativa desde o dia 24 de junho. Já realizou mais de seis mil consultas e agendou 2.016 cirurgias.

O usuário que deseja ser atendido pela carreta deverá apresentar um encaminhamento de consulta oftalmológica. Pacientes inseridos no Sistema de Regulação (Sisreg) e acima de 60 anos terão prioridade no atendimento. O horário de funcionamento será de 6h às 17h, domingo a domingo, inclusive nos feriados.

“Idosos acima de 60 anos serão atendidos mesmo sem encaminhamento de consulta. É importante que a população de Sobradinho aproveite que a Carreta da Visão está na região para cuidar da saúde, pois após o dia 14 de julho vamos realizar apenas as cirurgias agendadas”, comenta o coordenador regional de Sobradinho, Paulo Lisbão.

Unidade
A Carreta da Visão foi inaugurada em abril deste ano, em Ceilândia, para atender a demanda de pacientes na lista de espera por cirurgia de catarata. Sua estrutura conta com nove médicos (oito oftalmologistas e um anestesiologista) e uma equipe de apoio formada por 65 profissionais. A segunda região contemplada foi a do Gama que, em menos de um mês, conseguiu realizar 14.800 atendimentos incluindo consultas e cirurgias. As duas regiões somam juntas 49.100 atendimentos nos dois procedimentos.

Catarata
A catarata consiste da opacidade parcial ou total do cristalino do olho humano. Na maioria dos casos, afeta pessoas idosas. Diabetes e traumatismos também podem causar a doença.

A cirurgia de catarata é realizada com anestesia tópica (colírios). A visão do paciente melhora instantaneamente após o procedimento, tendo sua recuperação total aproximadamente um mês depois.

Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF