Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/14 às 20h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Carreta da Visão volta a atender na terça-feira (6)

COMPARTILHAR

8 mil pacientes foram atendidos na primeira etapa

A Unidade Móvel de Oftalmologia conhecida como Carreta da Visão retoma suas atividades nesta terça-feira (6), no ginásio de Esportes de Ceilândia – QNM 14, Guariroba, ao lado da estação do metrô, no horário de 6h às 17h.

Os pacientes maiores de 60 anos e os que foram agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) têm prioridade. Para ter acesso ao atendimento o paciente deve apresentar um documento de identidade e o cartão SUS.

Na primeira fase de atendimento, a Carreta da Visão realizou 4.957 cirurgias e 8.974 atendimentos. A maior procura foi de pacientes de Ceilândia (62,5%), Taguatinga (8,5% ) e Riacho Fundo (5%).

Pacientes que farão cirurgia de catarata são acolhidos, realizam pré-consulta, exames e, se estiverem bem, são encaminhados para o centro cirúrgico. Após 15 dias, o paciente retorna para fazer o segundo olho, se necessário.

A Carreta da Visão, composta por cinco consultórios e um centro cirúrgico, tem capacidade para realizar até 250 cirurgias por dia. Os pacientes são atendidos por ordem de chegada.

No centro cirúrgico três pacientes são operados simultaneamente. O paciente que passa pela cirurgia de catarata recebe óculos escuros para evitar a claridade, colírio que deve ser usado conforme orientação médica e retorna no dia seguinte para avaliação pós-operatória.

O executor do contrato da Carreta de Oftalmologia, Hélvio Durante de Oliveira, destaca a importância da Carreta da Visão na vida dessas pessoas. “Não tem preço uma ação como essa. O fato de ver milhares de pessoas idosas curadas, enxergando melhor, nos dá a certeza de continuarmos com nosso objetivo”.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF