Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/14 às 21h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Carretas da Mulher realizaram 166.021 exames

Mamografias, ecografias e Papanicolau são os serviços oferecidos

 

As quatro unidades das Carretas da Mulher, serviços móveis oferecidos pela Secretaria de Saúde (SES/DF) às mulheres realizaram 166.021 exames. Desde que foi lançada, em março de 2012, atingiram a marca de 57.144 mamografias, 60.671 ecografias e 48.206 exames de Papanicolau (para prevenção de câncer do colo de útero) .

De acordo com a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, alguns cuidados devem ser observados pelas mulheres antes de fazer os exames. E é importante que fiquem atentas às datas e programações das Carretas da sua regional. “Se elas não souberem o dia do exame, devem procurar o centro de saúde para se informar”, alerta.

Mulheres grávidas podem e devem procurar os serviços da Carreta. “O exame de ecografia que as gestantes precisam fazer periodicamente, é realizado com o pedido médico e o resultado sai em mais ou menos 10 minutos após o exame”, acrescenta Rosalina.

É importante também que elas levem o cartão do SUS e documento de identidade para o atendimento na Carreta. “Se ela não tem o cartão, é bom que procure o centro de saúde para fazer um novo ou pegar uma segunda via”, reforça.

Antes do preventivo

Alguns cuidados antes da realização do exame preventivo de câncer de colo devem ser observados:

– Evitar manter relações sexuais, dois dias antes do exame;
– Evitar usar creme vaginal, um dia antes do exame;
– Se estiver menstruada, marcar outra data para colher o material;
– Evitar fazer limpeza com ducha na região da vagina, antes do exame;

Resultados

Os resultados das ecografias ficam prontos alguns minutos depois de fazer o exame. Os de mamografia ficam prontos em até sete dias. Já o preventivo de câncer de colo de útero fica pronto em 30 dias, no mínimo.

“Se os exames de preventivo de câncer de colo de útero e mamografia demonstrarem resultados com alterações significativas, como câncer, por exemplo, a Gerência de Câncer agilizará a entrega do resultado e entrará em contato com a paciente para agendar um retorno mais breve para acompanhamento e demais cuidados”, informa a Subsecretária.

Agendamento

O agendamento de todos os exames na Carreta da Mulher é feito por meio dos centros de saúde mais próximo da residência e é importante ter o pedido médico para agendar.
Os exames de mamografia, nos casos de mulheres acima de 50 anos, pode ser realizado na Carreta sem o pedido médico. Pacientes abaixo desta idade devem ter o pedido médico.

Lugares

A Carreta 1- estará, a partir de amanhã (02) em São Sebastião, no Estacionamento Unidade Mista e permanecendo até 4 de julho. Depois disso, ela segue para o Itapoã, ao lado da Administração Regional, e ficará de 7 a 18 de julho.

A Carreta 2 – está na QNN 16, Lote F, área especial – Centro de Saúde 4, na Ceilândia desde o dia 30 de junho e ficará até 8 de agosto.

A Carreta 3 – está em Brazlândia desde o dia 09/06. Hoje ela está localizada no Centro de Saúde 1 e ficará até o dia 11. Depois seguirá para o SIA, na Administração Regional, entre os dias 14 e 25 de julho.

A Carreta 4 – estará no Recanto das Emas, na Clínica da Família, Quadra 104, partir de 7 de julho e ficará 1º de agosto.

Alessandra Franco, Agência Saúde DF