Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/19 às 16h19 - Atualizado em 8/05/19 às 16h22

Cedoh promove oficina prática de diabetes, obesidade e hipertensão

COMPARTILHAR

Participantes simularam os desafios enfrentados por pacientes crônicos

 

Uma simulação dos desafios vividos pelas pessoas com diabetes, obesidade e hipertensão, além de curso teórico, fizeram parte da oficina prática promovida, nesta quarta-feira (8), para 40 servidores de unidades básicas de saúde (UBSs), residentes e estudantes de Medicina. As práticas ocorreram no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh).

 

“Ao passar por situações semelhantes às dos pacientes, queremos que os profissionais tenham mais empatia com os doentes crônicos para melhorar a qualidade da assistência e, com isso, fazer um atendimento mais humanizado”, explicou a Referência Técnica Distrital (RTD) de Endocrinologia e Diabetes da Secretaria de Saúde, Eliziane Leite.

 

Eles tiveram que usar roupas especiais com mais peso para simular a dificuldade de locomoção dos pacientes obesos. E, em outra oportunidade, andar com muletas e cadeiras de rodas, assim como os pacientes amputados por causa do diabetes.

 

EMPATIA – Também caminharam em britas para sentirem as dores de pacientes com pé diabético, e usaram óculos para dificultar a visão, prejudicada pela doença.

 

A capacitação foi dividida em seis estações, sendo que os participantes permaneceram cerca de 20 minutos em cada uma delas. Eles também fizeram cursos sobre aplicação de insulina e monitorização de glicose, pé diabético, hipertensão arterial, diabete na gravidez, entre outros temas.

 

“Todos tiveram participação ativa, elogiaram a iniciativa, gostaram das experiências e recomendaram a oficina, que divulgou as atividades do Cedoh e orientou sobre o fluxo de encaminhamento dos pacientes das UBSs para o centro especializado”, ressaltou Eliziane Leite.

 

A previsão é de que a próxima oficina ocorra em 28 de agosto, das 8h ao meio-dia.

 

Da Agência Saúde