Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/16 às 14h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Ceilândia faz ações sobre prevenção de DST e Aids

Distribuição de preservativos e testes rápidos acontecem nas unidades de saúde

BRASÍLIA (5/2/15) – Nesta sexta-feira (5), os técnicos dos centros de saúde 7 e 11 de Ceilândia foram à feira permanente do Setor O para orientar e distribuir preservativos. A ação faz parte das diversas atividades promovidas pelas unidades básicas de saúde de Ceilândia durante o período de carnaval.

Terminais rodoviários, metrô, Shopping Popular, comércio, academias e feiras são alguns dos lugares onde os técnicos distribuem camisinhas, material educativo e informam sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids.

A coordenadora do programa de DST/Aids de Ceilândia, Thatiane Romero, esclarece que essas ações têm como objetivo diminuir a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis no período do carnaval e lembrar que os foliões podem fazer a testagem rápida.

“Ceilândia recebeu 108 mil preservativos masculinos, 7,5 mil preservativos femininos e 1,5 mil saches de gel lubrificante, além disso, temos o teste rápido para sífilis e HIV nos centros de saúde”, reforça a coordenadora.

Já nas unidades de saúde, os profissionais fizeram uma ornamentação diferente para chamar a atenção dos pacientes, além disso, durante o atendimento, são realizadas palestras sobre as principais DSTs e as formas de prevenção.

Algumas equipes estão aproveitando a campanha do carnaval e também estão conversando com a população sobre dengue, chikungunya e Zika.