Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/13 às 17h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Centro de Práticas Integrativas, em Planaltina, oferece aulas de automassagem

COMPARTILHAR

O Centro de Referência em Práticas Integrativas de Saúde de Planaltina (CERPIS) oferece aulas de automassagem duas vezes por semana para servidores do hospital e a comunidade em geral, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, para todas as faixas etárias. 

Segundo o médico acupunturista e terapeuta corporal, Marcos Freire, a técnica aplicada nas aulas é baseada na Medicina Tradicional Chinesa, que se destaca pela simplicidade, fácil aprendizado e eficácia do método. “É uma prática educativa de autocuidado, realizada pelo próprio praticante por meio de massagens nos pontos da acupuntura e em áreas especificas do corpo. Inclui também a prática de exercícios físicos e mentais”, explica ele.

A dona de casa Petrolina Souza, de 60 anos, que começou a praticar este ano, afirma que já sentiu melhoras. “Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram”, conta.

A dona de casa, Nair Ferreira, de 63 anos, conta que sofria de depressão e afirma que depois das aulas melhorou muito com a convivência entre o grupo.
Atendimentos — De acordo Marcos Freire, somente no ano passado foram realizados, em Planaltina, cerca de seis mil atendimentos.

A Secretaria de Saúde do DF foi pioneira na implantação de Práticas Integrativas da Saúde, sendo Planaltina a primeira cidade a adotar a prática de automassagem, hoje com cursos em 65 unidades de saúde e 140 profissionais capacitados para realizar aulas gratuitas para a população e servidores das unidades de saúde.