Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/17 às 10h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Centro de referência em cirurgia de hérnia e vesícula operou 860 pacientes

COMPARTILHAR

Unidade funciona no Hospital Regional de Samambaia

BRASÍLIA (20/11/17) – Há um ano o Hospital Regional de Samambaia tornou-se Centro de Referência em cirurgias eletivas de hérnia e vesícula. Desde então, exatos 860 pacientes foram atendidos. Em julho, com a realização de 273 cirurgias, a fila de espera da região foi zerada. Depois disso, pacientes de outras cidades passaram a ser chamados para passar pelo procedimento.

Por dia, estão sendo feitas entre três e nove cirurgias, dependendo da escala de profissionais. Do total realizado neste período de um ano, a maioria foi de hérnia (465), outras 392 de vesícula e três de reconstrução intestinal.

“Estamos trabalhando, agora, a demanda reprimida de Taguatinga. Porém, paralelo a isso, estamos enviando vagas de primeira vez para os pacientes de atenção primária, que tiveram indicação de avaliação do cirurgião geral”, conta a diretora do Hospital Regional de Samambaia, Luciana de Melo Russo.

Também estão sendo disponibilizadas vagas de cirurgia geral para pacientes encaminhados de outras regiões de saúde que estão com todos os exames pré-operatórios prontos. “Já recebemos listas de Ceilândia e Santa Maria, mas existem pacientes de diversas regiões”, observa a diretora.

A moradora de Ceilândia Juliana Medeiros foi uma das contempladas. Entre a internação na emergência do Hospital Regional de Ceilândia, quando teve a indicação cirúrgica para retirada de pedra na vesícula, e a cirurgia foram apenas 35 dias de espera. “Fiz todos os exames pré-cirúrgicos enquanto estive no HRC e depois fui incluída na lista do hospital de Samambaia. Lá, o atendimento foi maravilhoso. Tenho só a elogiar toda a equipe, todos muito atenciosos”, conta.

Segundo Luciana Melo, depois da classificação e inclusão na fila de cirurgias, o tempo médio para a realização do procedimento tem sido 60 dias.

Confira aqui realização de cirurgia por localidade de residência do paciente.