Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/14 às 20h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Centro de Saúde da Asa Sul promove evento para idosos

COMPARTILHAR

Apresentação musical e palestra educativa fizeram parte da programação

 O Centro de Saúde 7, localizado na 612 sul, realizou nesta sexta-feira (13), das 7h às 9h30, evento de prevenção e cuidados com estresse e pressão alta para a população com mais de 60 anos.

A programação contou com apresentação musical, palestras, verificação da pressão arterial e práticas alternativas de saúde. A iniciativa marcou o início de diversos programas voltados à população da terceira idade que serão realizados no Centro de Saúde.

Helena Cordeiro, 62 anos, é freqüentadora do centro e sempre que há disponibilidade, usufrui das atividades e serviços oferecidos. Ela conta que quando ficou sem acesso ao plano de saúde, sentiu-se insegura ao procurar a saúde pública. Após diversas experiências positivas, relata que está satisfeita com a qualidade do atendimento.

“Sempre fui bem orientada e acolhida. Quando o meu marido precisou de marca-passo fomos bem atendidos. Agradeço aos profissionais, em especial à Edna, do Centro 7, ao doutor Joaquim, do Hospital de Base e à doutora Silvana, do HMIB, porque hoje ele está bem”, explica Helena.

Para Maria Jacinta Almeida, 53 anos, essa proposta de pensar a saúde com o foco na prevenção é excelente. Ela conta que veio de Fortaleza e, quando chegou à Brasília, percebeu que seu colesterol estava alto. A partir dos exercícios realizados na academia comunitária do Centro, Jacinta começou a participar do grupo de automassagem e hoje consegue controlar as taxas.

“O grupo é animado e já possui mais de 30 participantes. Ouvir o depoimento de outros usuários nas palestras educativas ajuda a desconstruir a imagem negativa que temos da saúde pela TV. Além disso, também me ajudou a replicar o bom exemplo no trabalho voluntário que eu faço no Varjão”, relata Maria.

Segundo a Coordenadora Geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, o evento frisa a importância de investimentos na qualidade de vida da comunidade com o enfoque em programas de promoção da saúde.

“O Centro de Saúde está desenvolvendo a sua verdadeira função que é a promoção da saúde. O reconhecimento da comunidade traz a certeza de que estamos seguindo o caminho certo”, completa Roselle.

Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226