Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/15 às 12h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Centro de Saúde de Samambaia oferece Grupo da Terceira Idade

Encontros são promovidos por equipe multidisciplinar

BRASÍLIA (12/3/15) – O Centro de Saúde n° 01 de Samambaia, localizado na quadra 408, conta com Grupo da Terceira Idade. Os encontros acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 14h, na própria unidade. Para comemorar o retorno das atividades deste ano, o grupo preparou uma ação especial na tarde desta quarta-feira (11). Apresentação de música, comemoração dos aniversariantes do mês, em especial, de uma participante que completará 90 anos, além de homenagem dedicada às mulheres, essas foram algumas atrações organizadas pelo grupo.

O objetivo do grupo, que tem uma média de 15 participantes, é proporcionar aos idosos, uma convivência comunitária através de técnicas de interação e socialização.

Durante os encontros são realizadas diversas atividades, como exercícios de relaxamento, técnicas de estímulos à memória e raciocínio, palestras relacionadas à Saúde do Idoso, discussão de assuntos atuais, oficinas de artesanato, participação em eventos relacionados à Terceira Idade, celebração de datas comemorativas, práticas integrativas como ioga, automassagem, ginástica de quadra, além de várias atividades de entretenimento e de lanche comunitário.

O grupo é promovido por profissionais do Centro de Saúde, com a participação de uma equipe multidisciplinar, e de uma enfermeira aposentada, que atua como voluntária.

“Quando iniciei este trabalho em 2007, não imaginei que fosse adquirir tamanha dimensão, pois era uma atividade nova, desconhecida. Hoje, vejo como tem sido importante não só para os idosos, mas também para quem o desenvolve. Existe um reconhecimento por parte deles, que é demonstrado através do carinho, do afeto e do respeito”, explica Marinalva Dias dos Reis, enfermeira aposentada e voluntária no Grupo da Terceira Idade.

Para Marinalva Reis, existe uma afinidade entre a equipe e o grupo. “Observamos as pessoas mais felizes, mais independentes, com uma saúde mais estabilizada”, enfatizou.

Para participar, o interessado só precisa comparecer no dia das reuniões do grupo e residir na área de abrangência do Centro de Saúde.