Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/14 às 18h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Centro de Saúde do Paranoá recebe melhorias nos serviços

COMPARTILHAR

A unidade realizou mais de 71 mil consultas em 2013

Inaugurado em 1994, o Centro de Saúde nº01 do Paranoá (CSPa01) realizou 71.560 consultas médicas, de enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia e de assistência social em 2013. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h. A unidade atende grande parte da área urbana e cerca de 20% da zona rural do Paranoá, além de 60% do Itapoã (Itapoã I e II, parte do Del Lago, e Condomínios próximos).

A diretora de Atenção Primária à Saúde da Regional do Paranoá, Eleuza Martinelli, enumera algumas das diversas melhorias na unidade, nos últimos três anos. “Implantação do Sistema Informatizado de Prontuário Eletrônico; ampliação do horário de atendimento ao público para marcação de consultas de especialidades (manhã e tarde), além do aumento da oferta de consultas de crescimento e desenvolvimento para crianças com até dois anos”, cita.

Dentre outros avanços realizados destacam-se a abertura da sala de Acolhimento ao Adulto, sala de Acolhimento à Gestante – conforme as diretrizes do programa Rede Cegonha – e criação de sala específica para acolhimento aos idosos da Regional. “Também ampliamos a sala de medicação, abrimos mais dois consultórios de clínica médica, inauguramos a Farmácia de Psicotrópicos e o Terceiro Turno de atendimento até as 22h”, complementa a gerente da unidade de saúde, Camila Carloni Gaspar.

Os profissionais de saúde que atuam no CSPa01 são médicos, enfermeiros, odontólogos, assistente social, nutricionista, farmacêutico e psicóloga. A unidade conta ainda com o trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos administrativos, auxiliar de enfermagem, agente de saúde pública e técnico de Saúde Bucal.

O CSPa01 do Paranoá presta assistência em clínica médica, atendimento geral em pediatria, acompanhamento de pré-natal, ginecologia, crescimento e desenvolvimento infantil. Também realiza os programas de Tuberculose, Hanseníase Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Tabagismo, Diabetes e Hipertensão, além do programa Saúde do Adolescente com reuniões, oficinas de musicoterapia e saúde reprodutiva.

A unidade possui farmácia de distribuição de medicação da Atenção Básica e psicotrópicos, sala de vacina, sala de curativos, setor de marcação e regulação de consultas e exames, sala de medicação com aferição de pressão arterial e glicemia. O CSPa01 oferece também as seguintes Práticas Integrativas de Saúde (PIS): Lian Gong, Yoga, Shantalla, Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e Automassagem.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226