Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/13 às 12h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Centro de Saúde no Cruzeiro Novo incentiva educação em saúde

COMPARTILHAR

Simples mudanças nos hábitos podem prevenir futuras complicações


O Grupo de Hipertensão do Centro de Saúde de Brasília nº 9, no Cruzeiro Novo, já existe há mais de 20 anos. O principal objetivo é informar aos pacientes que não precisam esperar algum problema acontecer para procurarem ajuda. Simples mudanças nos hábitos, como a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, podem prevenir futuras complicações.

Dividido em quatro turmas, conta com 20 pacientes, em média. “Desenvolvemos educação em saúde. Tentamos conscientizá-los de que não precisam apenas do medicamento, mas de mudanças nos hábitos. Ao participarem dos encontros, os pacientes até mesmo influenciam a outras pessoas da família a seguirem o mesmo exemplo”, relata a enfermeira Sheila Soares, responsável pelas atividades do grupo.

A dona de casa Maria Jerônimo de Lima, 62 anos, participa desde 2001. “Procuro seguir as recomendações passadas nos encontros. Como sou uma pessoa comunicativa, faço amizades e ajudo outras pessoas dando dicas de receitas saudáveis”, afirma a moradora do Cruzeiro Novo. Maria conta que um dia estava fazendo caminhada e transpirou muito. Resolveu, então, procurar a unidade. “Mediram minha pressão e ela estava alta. Solicitaram vários exames e comprovaram que sofro de hipertensão”, relata.

Segundo Sheila, os pacientes só procuram a unidade já com o quadro de pressão alta. Após o diagnóstico de hipertensão, os pacientes são inseridos no grupo. “Logo depois disso, agendamos a consulta na clínica médica e marcamos a reunião”, explica Sheila.

 O encontro de cada turma acontece uma vez ao mês, às terças-feiras de 7h30 às 9h. “Quando eles comparecem à reunião, a próxima já está agendada. Além disso, os pacientes são atendidos na clínica médica às segundas-feiras, de 7h ao meio-dia e de 13h às 18h”, acrescenta.

 A cada mês um tema novo é abordado. Em abril, o tema foi o Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das complicações da Hipertensão. No mês seguinte, sobre o Colesterol. “Partimos do princípio de que quando o paciente conhece sua patologia, ele adere melhor ao tratamento. Fazemos isso de maneira simples e com uma linguagem acessível”, relata Sheila.

Patrícia Kavamoto