Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/12 às 17h23 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Centro de treinamento em urgências do Samu receberá mil profissionais por ano

COMPARTILHAR

Capacitação de servidores que atuam em emergências

O Centro de Treinamento do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu/DF 192) foi inaugurado nesta terça-feira, 20, no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no SIA. No local serão capacitados cerca de 1.000 profissionais a cada ano. “A formação e capacitação dos servidores é uma questão muito importante para a SES”, enfatizou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ao inaugurar a nova unidade.

Para o gerente do Samu-DF, Rodrigo Caselli, a inauguração é a concretização de um sonho de seis anos. “Para nós é um presente duplo: a entrega da nova sede e o reconhecimento da nossa experiência em treinamento que já serve de referência para outros estados e até outros países, como o Haiti”, disse.

A comitiva formada por profissionais de saúde da área de atendimento de emergências do Haiti, que veio conhecer a experiência do Samu-DF em treinamento, participou da inauguração. Nesta quarta, 21, o grupo vai participar de capacitação no novo núcleo.

Criado em 2007, o NEU tem como objetivo capacitar e qualificar todos os profissionais da área de saúde que atuam no âmbito de Urgência e Emergência do DF. O centro oferece cursos de Suporte Avançado e Básico de Vida, Suporte Avançado e Básico de Trauma, Suporte Avançado e Básico de Pediatria, Regulação Médica, Emergências Clínicas Cardiológicas e Ginecologistas, entre outros.

Celi Gomes

“Nossos profissionais contam agora com um novo lugar, que é mais amplo e aumentará a oferta de cursos”, afirma Márcio Martins Melo, coordenador do núcleo. Segundo ele, cerca de 1.000 profissionais do DF e de outros estados serão capacitados a cada ano. O centro promove cursos que variam de oito a 370 horas de duração, com aulas teóricas e práticas.

Os cursos são ministrados por instrutores do Samu/DF e oferecidos aos profissionais da SES, estudantes, parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e ministérios, além de especialistas na área de urgência e emergência. O novo local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. A programação pode ser consultada por meio do telefone 3234-7889 ou do site www.samu192df.com.br.

Histórico

Para proporcionar maior agilidade às equipes no atendimento à população, em 2012 foi inaugurada a nova sede do Núcleo de Taguatinga. Em agosto, a Central de Regulação Médica de Urgências foi transferida para uma nova sede e passou a contar com um novo Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar (SAPH), que permite maior otimização no uso dos recursos.