Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/13 às 16h54 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Circuito Saúde para Todos recebeu 6 mil moradores de São Sebastião

COMPARTILHAR

Programa leva para perto da população a atenção primária, que tem como objetivo a prevenção

Foto: Renato Araújo

A mega estrutura do Circuito Saúde para Todos, montada em frente a Administração Regional de São Sebastião, chamou a atenção dos moradores da cidade nesse sábado. O projeto de atendimento itinerante da Secretaria de Saúde recebeu cerca de seis mil pessoas, a partir das 9h até às 17h. Eva Teixeira, de 53 anos, que mora há dois anos em São Sebastião, ficou surpresa ao comprovar a variedade de serviços oferecidos gratuitamente, além da facilidade de atendimento em um só lugar.

O Saúde para Todos leva para perto da população a atenção primária, que tem como objetivo a prevenção de doenças. “Com esses serviços ampliamos as ações desta gestão para melhorar o atendimento. É uma medida que revoluciona a atenção primária por oferecer à população, perto de casa, exames, consultas e orientações sobre educação em saúde”, destaca o secretário de Saúde Rafael Barbosa.

Já o governador Agnelo Queiroz classificou o projeto como uma “ação de prevenção que pode evitar idas desnecessárias aos hospitais” e reafirmou que a saúde é a prioridade número um desta gestão. “Com o Circuito Saúde para Todos vamos ao encontro do morador do DF”, disse Agnelo ao lembrar os investimentos na área de saúde que incluem a ampliação da atenção primária, reformas em 15 hospitais e 27 centros de saúde, além de inúmeras ações de educação em saúde. De acordo com o governador, mais seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser construídas ainda este ano e outras quatro em 2014. Nos últimos dois anos a saúde do DF também foi beneficiada com a contratação de 10 mil profissionais e a inauguração de cinco clínicas da família em Samambaia, Águas Claras,  Areal e Recanto das Emas.

Eva Gonçalves, moradora da Quadra 203, levou o filho João Lucas, de quatro anos, para atendimentos na odontologia e na oftalmologia. “Ele é portador de necessidades especiais e nem sempre é fácil conseguir atendimento”, disse a moradora que também aproveitou para cuidar da própria saúde.

São Sebastião foi a segunda região administrativa a receber o Circuito Saúde para Todos, inaugurado em fevereiro na Estrutural. Na Carreta da Mulher, nesse sábado foram feitas 50 mamografias, 50 ecografias e 54 exames preventivos de câncer de colo de útero. Nas tendas da Vigilância Epidemiológica os técnicos registraram 112 pedidos de exames para teste de HIV e fizeram 320 testes de hepatite. Foram feitos ainda 63 exames dermatológicos, 400 consultas oftalomológicas, 369 aferições de pressão arterial, 47 eletrocardiogramas com resultados imediatos graças ao serviço de telemedicina e aplicadas 148 vacinas,.

A tenda da Vigilância Ambiental era uma das mais movimentadas. Os moradores de São Sebastião levaram os cachorros para realização de testes para detecção de leishmaniose e durante todo o dia foram coletadas 173 amostras de material para exame. O estande do Programa Brasil Sorridente registrou 275 avaliações para prevenção do câncer bucal e orientações sobre cuidados com os dentes. A equipe do Samu realizou 400 orientações aos moradores e a Ouvidoria da SES/DF recebeu 19 registros de solicitações, que serão respondidas.

Os bonecos nas cores verde, amarelo, vermelho e azul chamavam a atenção de crianças e adultos. A Turma da Saúde, que representa o sistema de classificação de risco utilizado nos hospitais, passou o dia em São Sebastião com o objetivo de lembrar a população que casos mais graves tem prioridade de atendimento nas emergências da rede pública.

O Circuito Saúde para Todos vai percorrer todas as regiões administrativas de Brasília. Uma vez por mês a estrutura será montada em uma cidade diferente do DF, com o objetivo de levar prevenção e promoção da saúde para perto da população.