Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/14 às 13h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Clínica da Família de Sobradinho oferece sessões de shantala

Massagem promove contato entre mãe e filho

BRASÍLIA (03/12/14) A Clínica da Família do bairro de Nova Colina, em Sobradinho, realiza, há um mês, sessões da massagem shantala, que promove o contato entre a mãe e filho. O serviço é disponibilizado todas as quartas feiras, em duas sessões: uma às 14h e outra às 16h.

A responsável pelo trabalho é a cirurgiã dentista da Secretaria de Saúde (SES/DF), Ana Cristina Dantas. “Nós notamos que muitas crianças possuíam algum tipo de medo ou receio, fruto de abusos ou violência. A shantala ajuda a promover esse toque de carinho e amor, além de ajudar em algumas enfermidades”, comentou.

A médica explicou que muitas mães já estão aproveitando o serviço. “Nós estamos atendendo crianças de um mês a seis anos, e já chegamos a receber 15 mães por sessão. Algumas voltam, celebrando que o filho delas não tosse mais, que a massagem ajudou. É muito gratificante”, comemorou.

A massagem

A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento.

Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.

Serviço

Massagem Shantala

Local: Clínica da Família Nova Colina, Sobradinho

Data e hora: Todas as quartas, em duas sessões: das 14h às 15h e das 16h às 17h.