Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/10/15 às 20h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Com 34 mil funcionários públicos, Saúde comemora Dia do Servidor

Profissionais participaram de atividades e foram homenageados

BRASÍLIA (28/10/2015) – Homenagens, apresentação de banda musical e palestra motivacional fizeram parte das comemorações do Dia do Servidor Público na Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (28). A pasta é uma das que possui o maior corpo de servidores públicos. São aproximadamente 34 mil profissionais.

Na sede da secretaria, onde estão lotados aproximadamente 1,1 mil funcionários públicos, o dia foi iniciado com um aulão de ginástica laboral, que reuniu dezenas de servidores no auditório. Em seguida, quem permaneceu pode assistir à palestra “Para cuidar de mim e ser mais feliz o que fazer?”, ministrada pelo servidor Alexandre Staerke.

O funcionário – formado em psicologia, especialista em psicologia clínica e pós-graduado em gestão pública – orientou sobre reflexões e mudanças comportamentais que fazem a diferença para melhorar as relações pessoais e profissionais no dia a dia.

“É importante saber o que cada um pensa sobre a sua própria vida e como construir um trabalho melhor. Nós somos uma categoria e é bom lembrar disso, porque às vezes esquecemos o quanto foi árduo para chegar até aqui”, enfatizou.

No período da tarde houve um culto ecumênico, com a participação do secretário de Saúde, Fábio Gondim, e da secretária-adjunta, Eliene Berg. Ambos agradeceram o papel dos profissionais da pasta.

“Sou servidor público por vocação, por entender que nossa atividade laboral nos leva à possibilidade de ir mais adiante e ver que fizemos um bem para a sociedade na qual vivemos. E a atividade voltada para a saúde é a mais nobre de todas”, ressaltou Gondim.

A secretária adjunta abriu o evento pedindo proteção divina. “Que Deus nos dê sabedoria enquanto gestores para buscar as melhores estratégias e que coloque no coração de cada um de nós o que temos de missão, que é cuidar do outro no momento em que ele está mais fragilizado, doente”, frisou Eliene Berg.

HBDF – No Hospital de Base, onde atuam cerca de 3,4 mil efetivos, as comemorações incluíram a apresentação de banda marcial, seguida de uma galinhada, servida no corredor do ambulatório para pacientes e trabalhadores.

“Os servidores são as peças fundamentais para implementar as políticas públicas. Reconheço essa importância e promovemos algumas atividades para demostrar o nosso carinho por eles. Temos que ressaltar que são quase 300 unidades de saúde e as pessoas que trabalham nessas estruturas são valorizadas não só hoje, mas com capacitações e atividades que ocorrem rotineiramente para capacitá-las”, enfatizou o secretário de saúde, Fábio Gondim, acompanhado da secretária adjunta, Eliene Berg.

Para a técnica de eletrocardiograma Maria das Graças Dantas, hoje é o Dia do Servidor, porém, o mais importante são os usuários do serviço. “Quando entrei no serviço público, em 1982, a primeira coisa que aprendi é que o paciente é prioridade e deve ser tratado com amor, carinho e respeito. Ser servidora de uma área como essa representa ajudar a salvar vidas. Para mim, é um orgulho desenvolver esse papel”, destacou.

“É bom o reconhecimento do servidor como membro da sociedade. Quando somos reconhecidos em função do que somos, desenvolvemos com mais empenho as nossas atividades. Se não somos felizes no que fazemos o paciente não terá a sua demanda atendida”, afirmou o técnico administrativo do Hospital de Base,Ysday Custódio.

HRT – A data também foi comemorado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), porém, nesta terça-feira (27). No auditório da unidade e hall do 5ª andar, servidores e gestores foram homenageados e participaram de um coffee break e sorteio de brindes. Também teve apresentação do trio de violinos Camerata Real. Vários servidores foram homenageados com certificados de reconhecimento por serviços prestados à população.

Galeria de fotos