Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/12/19 às 16h12 - Atualizado em 23/12/19 às 16h12

Comunidade recebe UBS reformada na área rural do Paranoá

Unidade conta com novos serviços, como Odontologia, e mais salas

 

Após anos com uma estrutura precária, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 do Jardim II, na área rural do Paranoá, passou por melhorias e foi reinaugurada nesta segunda-feira (23). O local conta, agora, com um espaço revitalizado e novos serviços para beneficiar uma população de cerca de 2 mil pessoas.

 

“A reforma da unidade, para nós, foi a melhor coisa que aconteceu. Desde 1982, quando foi inaugurada, não tinha uma melhora como esta. E nunca aqui teve uma equipe tão boa quanto esta”, elogiou a pioneira da região, Otaviana Silva, 63 anos.

 

Ao todo, R$ 230 mil foram investidos para readequar o espaço físico da UBS. Houve troca de piso, manutenção do telhado e da farmácia e a instalação de um novo ponto de apoio para a Odontologia. O atendimento à população será feito por uma Equipe de Saúde da Família, além de um dentista, que atuará 20 horas por semana.

 

“O consultório odontológico será um dos serviços mais procurados, porque a comunidade aqui é muito carente. Para ter acesso a um dentista, as pessoas precisavam pagar uma condução e ir a outro local”, conta a auxiliar de serviços gerais e moradora do Jardim II há 30 anos, Maura Pereira.

 

Segundo a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua, também foram criadas na UBS salas de curativos e para os agentes comunitários de saúde. Além disso, foi construído um banheiro no consultório para que os exames preventivos sejam realizados de forma mais adequada e respeitosa.

 

“É muito gratificante fazer essa entrega. A unidade era uma prioridade, porque vimos as condições em que ela se encontrava e a necessidade de ofertar melhores serviços à população. A UBS agora está linda e o que mais a engrandece é a equipe que atua nela”, afirmou Raquel Beviláqua.

 

Os reparos na unidade foram possíveis depois da implementação do contrato de manutenção predial, assinado em julho pela atual gestão para beneficiar toda a rede pública de saúde do Distrito Federal.

 

INAUGURAÇÕES – Além da reinauguração na unidade do Jardim II, a Região de Saúde Leste ganhou, em 2019, um ponto de apoio à UBS 2 em Sobradinho dos Melos, área rural do Paranoá.

 

Em todo o DF, foram inauguradas outras três UBS: em Planaltina, Santa Maria e na Divisão de Controle e Custódia de Presos da Polícia Civil.

 

A partir de 2020, estão previstas as inaugurações de outras seis UBS: no Recanto das Emas, Samambaia, Jardins Mangueiral, Paranoá Parque, Vale do Amanhecer e Fercal.

 

“A saúde é uma prioridade do governador Ibaneis Rocha. Tanto é que, em 2020, estão previstas novas inaugurações de UBS. Também foram nomeados, na semana passada, 37 concursados. O plano estratégico está sendo cumprido para melhorar a saúde”, ressaltou a subsecretária de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, Karolyne Guimarães.

 

Na área externa onde foi realizada a solenidade, foi criado um espaço confortável que passa a funcionar como uma sala de espera, local onde também é possível fazer reuniões com a comunidade.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde 

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF