Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/13 às 16h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Congresso debate saúde da pessoa com deficiência

COMPARTILHAR

Encontro internacional começa sexta-feira (06), no Centro de Convenções

A partir de sexta-feira (06) até domingo (08) Brasília sediará o Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência (CISPOD), que reunirá pela primeira vez em um mesmo evento, profissionais renomados que atendem pessoas com deficiência, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

A proposta do congresso, que será oficialmente aberto sexta-feira, às 19h, é discutir o atendimento interdisciplinar em saúde da pessoa com deficiência, envolvendo medicina, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, farmácia, enfermagem, educação física e fonoaudiologia. O evento discutirá ainda o acesso à saúde e à inserção social das pessoas com deficiência e, consequentemente, a valorização do trabalho de profissionais que atuam na área.

O congresso internacional, promovido por várias entidades de classe relacionadas ao tema, tem o apoio do Governo do Distrito Federal. Profissionais da Subsecretaria de Atenção Básica e da Diretoria de Avaliação de Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde participam do encontro. No sábado (07), às 8h30 a psicóloga da Diretoria de Saúde Ocupacional da SES, Andrea Chaves, vai falar sobre o tema “Gestão comprometida da pessoa com deficiência no trabalho”.

Os palestrantes e professores convidados apresentarão pesquisas recentes e tratamentos que proporcionam qualidade de vida às pessoas com deficiência e aos seus cuidadores. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, 24% da população brasileira (45 milhões de pessoas) possui algum tipo de deficiência. No levantamento anterior o percentual era menor: 14%.

Além das conferências técnicas, específicas para profissionais da área da saúde, o congresso oferece programação para a comunidade, incluindo palestras, apresentações artísticas e feira de acessibilidade, com entrada franca, bastando fazer a sua inscrição no site ou no balcão de credenciamento do evento.

A programação multidisciplinar tem como destaque a apresentação do médico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Zan Mustacchi, referência mundial no diagnóstico da síndrome de down. Já do espanhol Júlio Perez Lopes, doutor em psicologia, falará sobre diagnóstico transdisciplinar. Ambas as apresentações serão na parte da tarde, com participação do público.

Durante o congresso será realizado também, o 11° Congresso de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e 25ª Jornada Odontológica de Estudos Sobre Pacientes Especiais. A programação completa pode ser acessada por meio do site www.cispod.com.br.

Já a programação cultural terá a apresentação do grupo de teatro de Joinville “Arte para todos”, desfile do grupo “Fashion Inclusivo” e outras apresentações de artistas locais no palco que será montado na feira de acessibilidade.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226