Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/17 às 18h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Controladoria cria serviço de consultoria para conselhos de Saúde

COMPARTILHAR

Iniciativa busca fomentar o controle social

BRASÍLIA (31/8/17) – A Controladoria Setorial da Saúde começou a oferecer o serviço de consultoria para membros dos conselhos regionais de saúde do Distrito Federal. A ação inédita tem como objetivo estreitar os laços e fortalecer o controle social.

“Nossa ideia é orientar os conselhos em sua atuação legislativa e jurídica, entre elas, como constituir um conselho, construção e publicação de ata, bem como elaborar pareceres jurídicos sobre as dúvidas”, explicou o chefe da Unidade de Transparência e Controle Social da Secretaria de Saúde, Bruno Rolim.

Segundo ele, o projeto começou com uma visita feita ao Itapoã, nessa quarta-feira (30). “Apresentamos nosso projeto e conhecemos um pouco sobre o funcionamento desse conselho. Nesse caso, vamos orientar sobre a parte estrutural, a construção do regimento e o fortalecimento da mobilização cidadã”, disse.

O diretor de Controle Social da Secretaria de Saúde, Ronan de Sousa, explicou que a pasta foi a primeira a criar uma Controladoria Setorial, incluindo em seu organograma a Unidade de Transparência e Controle com duas diretorias – a Transparência e a de Controle Social. “Essa diretoria foi criada justamente para fomentar o controle social, que é exercido pela sociedade”, finalizou.

São Sebastião e Paranoá devem ser as próximas regiões administrativas a receber a visita. Outros conselhos também podem ter acesso ao serviço. Mais informações pelo telefone: (61) 99174-9884 e pelo e-mail: ustrac.10@gmail.com.