Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/01/13 às 11h41 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Coordenadores definem implantação de exames em papel filtro

COMPARTILHAR

Novos exames fazem parte da Triagem para Gestantes preconizada pela Rede Cegonha

Os gerentes de centros de saúde, coordenadores da área da mulher,  de DST/Aids e da Estratégia Saúde da Família se reuniram, na manhã de terça-feira (15), para definir a logística de implantação dos exames para gestante coletados em papel filtro na Regional de Saúde da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Park Way. Os novos exames fazem parte da Triagem para Gestantes preconizada pela Rede Cegonha, que está sendo implantada em todo o país.

Os exames em papel filtro visam à melhoria do acesso, cobertura e qualidade do acompanhamento às mulheres desde a confirmação da gravidez até o fim da gestação, sendo utilizados durante os três trimestres da gestação. Somente no Núcleo Bandeirante, cerca de 280 pacientes serão beneficiadas inicialmente com o novo sistema.

Por meio do papel filtro, que é de fácil coleta, será possível diagnosticar de forma rápida a toxicoplasmose, hepatite B e C, rubéola, sífilis, HIV e outros distúrbios, melhorando o acompanhamento da gestante pelo serviço de saúde.

Os exames ficarão a cargo do Instituto  de Diagnóstico de Brasília da Apae do DF, que será responsável pela busca das amostras nas unidades hospitalares, execução do exames  e devolução do resultado em até sete dias. O resultado poderá ser obtido de forma convencional (impresso) e posteriormente pelo sistema Lab trak. O controle de qualidade ficará a cargo do Laboratório Central (Lacen/SES-DF).

Arielce Haine