Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/20 às 18h50 - Atualizado em 23/07/20 às 18h57

Corpo de Bombeiros disponibiliza ambulâncias para dar suporte no transporte de pacientes

Viaturas estarão em hospitais e prestarão atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

A partir desta quinta-feira (23), todas as sete Regiões de Saúde do Distrito Federal terão o apoio de ambulâncias do Corpo de Bombeiros para ajudar no transporte de pacientes. As viaturas ficarão disponíveis nos hospitais regionais do Gama, Planaltina, Guará, Ceilândia, Taguatinga, Paranoá e Asa Norte.

 

Ambulância dos Bombeiros à disposição dos pacientes no Hran – Foto: Geovana Albuquerque/agência Saúde

“Esta parceria é muito importante para a Secretaria de Saúde, pois com a pandemia, estamos tendo dificuldades e alguns gargalos para conseguir suprir toda a demanda. Essas viaturas vão apoiar no transporte de pacientes para realização de exames, transferências de unidades, resgates diversos, ou seja, no que for demandado”, explica o diretor geral do Complexo Regulador de Saúde, Petrus Sanchez.

 

Os veículos do Corpo de Bombeiros prestarão assistência nos sete hospitais de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As viaturas vão atender todas as demandas solicitadas pelas equipes e serão utilizadas não só pelos pacientes com Covid-19, serão para atender outras casos também.

 

Reforço ocorre em meio ao pico e platô da pandemia de Covid-19 no DF – Foto: Geovana Albuquerque/agência Saúde

“Essas viaturas serão um reforço para os hospitais. O que houver de demanda a equipe prestará apoio, independente se é paciente com Covid-19 ou sem”, afirma Petrus.

 

Parceria

 

No início de julho, uma nova parceria entre o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros colocou à disposição da população do Distrito Federal outras 20 viaturas para atendimento móvel de pacientes da Covid-19.

 

Foto: Geovana Albuquerque/agência Saúde

A parceria decorre de uma portaria do Governo do Distrito Federal que instituiu o serviço de atendimento pré-hospitalar e funcionará da seguinte forma: 20 viaturas do corpo de bombeiros, que serão devidamente equipadas, passarão a ficar à disposição da Saúde para dois tipos de atendimentos aos pacientes de Covid-19: um de suporte avançado, dedicado aos pacientes com quadro grave, que necessitam de transporte para um leito de UTI, e outro dedicado aos egressos destes leitos que ainda necessitam de acompanhamento médico.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO