Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/21 às 17h48 - Atualizado em 11/05/21 às 17h49

Correio do amor espalha felicidade a pacientes e servidores do Hospital Regional de Planaltina

COMPARTILHAR

Projeto foi inspirado em outra ação da rede pública e visa humanizar atendimento

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Quem passa pela entrada da emergência do Hospital Regional de Planaltina (HRPL) se depara com um convite: “Deixe aqui sua cartinha para pacientes e servidores do HRPL”. O bilhete fixado em um escaninho na parede faz parte da ação Correio do Amor, criada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP/HRPL), e iniciada na segunda-feira (10).

 

Foto: Divulgação/SES-DF

Segundo a técnica de enfermagem do NQSP e idealizadora do projeto, Agostinha Maria de Queiroz, o local será destinado para que familiares e amigos possam deixar suas cartinhas para pacientes internados ou até mesmo como forma de carinho e gratidão aos servidores. “As cartinhas serão recolhidas e entregues diariamente. Essa ideia foi uma forma que o NQSP encontrou para promover a humanização e levar um pouco de carinho para quem tanto precisa”, relata.

 

O primeiro a receber esse carinho foi o pequeno João Pedro, de 5 anos, que estava internado na pediatria. Ele ganhou duas cartinhas que alegraram seu dia. Nesta terça-feira (11), ele recebeu alta e, por meio de um áudio, contou como se sentiu “eu gostei muito da carta que meus primos fizeram, amei”, diz aliviado por já estar em casa.

 

Humanização

 

A ideia foi inspirada no projeto “HRL por você, para você” realizado no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. Agostinha destaca que o intuito é levar amor e felicidade para quem passa por uma hospitalização. A iniciativa se torna ainda mais necessária em um momento em que as visitas estão suspensas devido à pandemia.

 

Ao todo, quatro pessoas da equipe do NQSP participam do projeto. Papéis e canetas estão disponíveis para quem quiser escrever uma mensagem. As cartas deverão ser colocadas no escaninho e serão recolhidas diariamente e entregues aos destinatários.