Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/13 às 20h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Corrida Azul alerta para cuidados ao câncer de próstata

COMPARTILHAR

Evento acontece no domingo (17)

Como parte da Campanha Novembro Azul, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e a Secretaria de Esporte do Distrito Federal se unem neste domingo (17), na terceira etapa do Circuito Sesp 2013, numa corrida de rua. O evento acontecerá no Centro Olímpico do Gama, com largada às 9h. A etapa deste ano é em prol do novembro azul, mês de conscientização dos homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata.

Durante o evento, profissionais de saúde realizarão aferição de pressão arterial e exames rápidos para medir o colesterol e triglicerídeos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que mais de 55 mil novos casos de câncer de próstata são registrados, por ano, no Brasil, e matam cerca de 13 mil homens a cada 12 meses, ou seja, o câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil, principalmente a partir de 65 anos.

O secretario-adjunto de Saúde, Elias Miziara, atividades físicas como esta, são boas oportunidades para promover ações relacionadas à saúde. “Temos que usar de todas as formas para atingir os homens, romper com o preconceito que ainda cerca o exame preventivo e salvar vidas”, destacou.

O novembro azul é uma campanha realizada em diversos países para alertar sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas. Surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro e do Dia do Homem, em 19 de novembro.

Como participar do Circuito Sesp

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site www.corredorderua.com.br. O circuito contempla mil e duzentas vagas e os interessados em participar deverão ter idade acima dos 16 anos e na inscrição o corredor poderá optar entre os percursos de 5 km ou 10 km.

Por Eliane Simeão, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226