Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/13 às 22h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Mais de 1.400 pessoas participaram da corrida contra o câncer de mama

COMPARTILHAR

Secretarias do GDF apoiam a iniciativa

 

O Governo do Distrito Federal – por meio das secretarias de Saúde, da Mulher e dos Esportes – promoveu a corrida da campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu na manhã deste domingo, no Eixão do Lazer, com o objetivo de conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais de 1.400 pessoas participaram, sendo que mais de 60% eram mulheres.

A Associação de Mulheres Empreendedoras (AME) e a clínica de estética Duohaus apoiaram os organizadores da corrida, que fez parte do programa denominado “Mulheres que cuidam de Mulheres”. O projeto oferece, gratuitamente, o procedimento de micropigmentação de aréola para pacientes que passaram por uma reconstrução de mama após a cirurgia de mastectomia.

“A micropigmentação contribui para restaurar a forma e as características dos seios, símbolo de maternidade, fertilidade e sexualidade feminina. Muitas pacientes sentem dificuldades em se adaptar com as mudanças do corpo após a cirurgia e nosso objetivo é trazer de volta a autoestima dessas mulheres”, afirma Karina Boner, vice-presidente da AME.

 Antes, durante e depois da corrida as mulheres mastectomizadas receberam massagem gratuita em estandes dos patrocinadores. Também houve companhamento psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica e/ou urbana na concentração do evento, que começou às 9 horas, em frente ao Banco Central.

Para o coordenador técnico da corrida, professor Francisco Xavier, o evento atingiu o objetivo pelo grande número de pessoas. “Isso chamou a atenção para a campanha do câncer de mama”, disse. Já o coordenador executivo da corrida de rua, professor Eduardo Lutz, diz que a minoria da participação masculina reflete um momento de conscientização feminina dos riscos da doença e importância da prevenção. “Todos que estiveram aqui, vestiram a camisa da campanha. Isso é importante”, ensina.

A advogada da Associação de Mulheres Empreendedoras, Tatiane Araújo, correu com o kit distribuído a todos. Ela se disse realizada em participar porque via ao seu lado mulheres que tiveram câncer de mama e hoje estão curadas. “Fechamos o Outubro Rosa com essa corrida pela saúde, em que todas são vencedoras”, disse. A empresária Cristina Rech se sentiu satisfeita por ter visto muitas mulheres carentes conscientes do problema. “Elas caminharam com a gente e receberam orientações dos profissionais de saúde. Esse é um avanço importante na nossa sociedade, por isso contribuo com o evento”, concluiu.

 

Classificação Final “2ª Etapa Circuito SEsp de Corrida de Rua 2013”

10km Feminino

1º Lugar- Francisca de Oliveira

2º Lugar- Vânia Maria Gomes da Silva

3º Lugar- Maria de Oliveira Nunes

 

10km Masculino

1º Lugar- Rener da Silva Lopes

2º Lugar- José Rocha

3º Lugar- Silvestre Costa Santos


José Roberto Bueno