Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/15 às 19h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Crianças aprendem valores da amamentação e cuidados com bebês

COMPARTILHAR

Parceria entre ?Centro de Saúde 15 ?e Creche Pioneira ?ensina alunos brincando de boneca

BRASÍLIA (12/8/15) – Cerca de 70 crianças entre 2 e 4 anos de idade, estudantes da Creche Pioneira, na Vila Planalto, tiveram uma tarde de “papais” e “mamães” nesta quarta-feira (15). Uma ação do Centro de Saúde 15 levou nutricionistas e dentistas para a instituição, para instruir os pequenos, de forma lúdica, como cuidar de bebês.

Foi pedido que as meninas levassem bonecas. Durante a atividade, os alunos foram divididos em grupos e ouviram da gerente do Centro de Saúde, Sônia Margareth, a importância de mamar na mamãe e de escovar os dentes após a amamentação e as refeições. “É mais fácil eles entenderem quando vivenciam a situação”, frisou a gerente.

Depois de ouvir, as crianças partiram para a prática e colocaram as bonecas para mamar. Depois, os meninos colocaram para arrotar e dormir, tudo numa grande brincadeira. Além disso, ainda trocaram a fralda de uma boneca.

SAÚDE- A atividade na creche, nesta quarta-feira (12), faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai até  15 de agosto no Distrito Federal. Cada regional de Saúde vem trazendo uma programação em alusão ao tema.

A parceria entre a Pioneira e o Centro de Saúde 15, porém, vai além da semana da amamentação. “Por aqui se seguem todas as plataformas do Programa Saúde na Escola. Isso inclui avaliação de peso e altura, de desenvolvimento psíquico e odontológico, tanto da criança quanto dos educadores”, conta Sônia Margareth.

Duas vezes por ano, por exemplo, a creche e o centro promovem um dia de palestra para os pais e de cuidados com as crianças, como ensinar a escovação e aplicação de flúor. “Aquelas que apresentam algum problema, como a cárie, são encaminhadas para o posto”, observa a gerente do centro de saúde.

Ao todo, 154 crianças são atendidas pela creche, todas com idade entre 2 e 4 anos de idade. A Pioneira foi criada por um grupo de mães, mas hoje já é mantida pela Secretaria de Educação.