Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/13 às 17h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Cuidados com a saúde do trabalhador na Usina do SLU na Asa Sul

COMPARTILHAR

Testes de hepatite, controle de pressão arterial e colesterol

Trabalhadores da Usina de Tratamento de Lixo do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), localizada na L4 Sul, tiveram oportunidade de cuidar da saúde nesta quarta-feira (30), durante ação realizada pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), por meio do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/DF). Foram oferecidos testes rápidos de Hepatite C, eletrocardiograma online, aferição de pressão arterial, dosagem de colesterol e triglicerídeos.

A diretora do Cerest/DF, Elienai Meneses, informou que essa é a segunda ação desenvolvida no local. “Estabelecemos parcerias e divulgamos os programas da SES/DF. Nossa intenção é levar a saúde onde as pessoas estão, porque a correria do trabalho muitas vezes não permite que o trabalhador procure uma unidade de saúde, um local de prevenção”, explicou.

Durante a ação, técnicos do Programa de Vigilância de Agravos da Pele Relacionados ao Trabalho (VIGIPELE) fizeram testes de avaliação da pele dos trabalhadores. Também foram distribuídos materiais educativos sobre a saúde do homem, diabetes e hipertensão.

Segundo o coordenador de Hipertensão da SES/DF, Lucimir Maia, a iniciativa também comemora o Dia de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado na última terça-feira (29). “Pretendemos alertar essa população vulnerável que atua nas ruas sobre os riscos de uma alimentação inadequada, em termos de sal e sobrecarga de gordura”, afirmou.

Como parceiro do evento, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) levou a Unidade Móvel Odontológica e ofereceu serviços como exodontia (extração), restauração em resina e amálgama, aplicação tópica de flúor, pulpectomia (canal) e tartarectomia (limpeza).

“Ótima iniciativa. O servidor que trabalha o dia inteiro tem a oportunidade de participar de uma ação como essa e aproveitar para cuidar da saúde”, comentou o chefe do Núcleo de Limpeza do Núcleo Bandeirante, Deusimar Carlos Pinto.

Jane Marinho, que trabalha como gari há dois meses, foi atendida pelo serviço odontológico, realizou o teste rápido de Hepatite C, aferiu pressão e colesterol. “É a primeira vez que participo de um evento como esse. Somente procuro os serviços de saúde em casos graves. Acho muito importante trazer uma ação como essa para perto do nosso trabalho”, disse.

Patrícia Kavamoto