Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/19 às 14h21 - Atualizado em 2/05/19 às 14h38

Curso capacita servidores que atuam nas farmácias da Atenção Primária

Objetivo é melhorar atendimento para os usuários

 

Teve início, nesta quinta-feira (2), a abertura do III Curso de capacitação de servidores auxiliares/técnicos que atuam nas farmácias da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. O evento reuniu cerca de 70 profissionais no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

 

De acordo com a coordenadora do curso e farmacêutica da Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Patrícia Queiroz, a previsão é formar cerca de 80 servidores que trabalham ou ainda vão atuar na dispensação de medicamentos nas farmácias das unidades básicas de saúde (UBSs).

 

APRIMORAMENTO – “Hoje, não há uma carreira específica para quem trabalha nas farmácias. Quem compõe o quadro são vários profissionais, como técnicos administrativos e auxiliares. Por isso, o curso é importante para uniformizar as questões técnicas, aprimorar o conhecimento dos servidores e melhorar o atendimento nas farmácias para os usuários”, explica Queiroz.

 

Ao todo, são 48 horas/aula de curso, divididos em vários dias. A formação prevê duas turmas, cada uma com 40 servidores inscritos. O curso deve durar até 23 de maio.

 

Desde a primeira edição da iniciativa, em 2017, mais de 200 técnicos e auxiliares foram capacitados. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Gerência do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, e a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), que emite o certificado de capacitação.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Foto: Breno Esaki/Saúde-DF