Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/17 às 10h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Demanda social é atendida e Setor Lúcio Costa ganha consultório odontológico

Serviço presta apoio a duas equipes da Estratégia Saúde da Família e promove ações preventivas

BRASÍLIA (11/9/17) – Um dos principais pilares do Sistema Único de Saúde, inclusive assegurado pela Constituição Federal e pelas leis orgânicas de saúde, é o controle social. Foi com base nessa premissa, a partir da participação direta da sociedade, por intermédio do Conselho de Saúde local, que representantes da comunidade solicitaram, e conquistaram, a instalação de serviços odontológicos para a UBS 4 do Guará, responsável pelo atendimento do Setor Lúcio Costa.

“Com a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF), a demanda dos representantes da população local foi atendida e hoje a área já conta com um consultório odontológico, cujo atendimento está contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde locais”, diz a dentista responsável pelo serviço, Erika Mendonça Fernandes, ressaltando a importância da iniciativa, pois os problemas dentários podem provocar inúmeros agravos, “até mesmo a ocorrência de partos prematuros”.

“A saúde bucal é de extrema relevância para todo o organismo, pois os focos infecciosos no local podem acarretar outros danos ao corpo de uma forma geral”, explica a dentista. Para evitar os problemas decorrentes da ausência anterior de atendimento odontológico na região, ela tem realizado um trabalho conjunto com as duas equipes da ESF, promovendo ações educativas nas escolas e creches, principalmente no que tange às orientações sobre higiene bucal.

Os serviços prestados no consultório odontológico incluem procedimentos como restaurações, limpeza e periodontia, feitos mediante agendamento. Simultaneamente, tem sido prestado o atendimento preventivo em grupos de gestantes e no pós-parto, visando “crianças com cárie zero”, explica Erika Fernandes. “Estão sendo atendidas cerca de 200 pessoas mensalmente, apenas no consultório, sem contar os usuários nas palestras educativas e em ações de promoção à saúde”, enumera.

A evolução dos serviços prestados na UBS tem contado com apoio permanente da comunidade local que, em conjunto com os servidores, está promovendo bazares para arrecadar recursos destinados a apoiar ações de saúde na região. Uma das conquistas dessa mobilização foi a aquisição de uma tenda, já instalada no terreno da unidade, onde são realizadas palestras, apresentações e práticas promovidas pelos profissionais de saúde. “Quando a comunidade se mobiliza e participa, todos ganham”, pondera Erika Fernandes.

Confira aqui a galeria de fotos. 

Leia também:

Investimentos reforçam atenção primária

Cidade Estrutural já tem 70% de cobertura da estratégia saúde da família

Atendimento de odontologia na Saúde da Família será ampliado