Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/13 às 19h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Dentistas atenderão na UTI do hospital de Sobradinho

COMPARTILHAR

Novidade no DF, serviço tem o objetivo de cuidar da saúde bucal dos pacientes internados


O Hospital Regional de Sobradinho contará com um serviço inovador dentro das salas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A partir de outubro, a odontologia será inserida neste ambiente, com o auxílio de quatro dentistas, para aumentar a cobertura e atendimento aos pacientes.

Os especialistas, que estão sendo capacitados, cuidarão da saúde bucal, higiene oral, prevenção de pneumonia e endocardite, e exodontia simples (extração dentária) de todos aqueles que estão em tratamento intensivo e incapacitados para estes cuidados.

Segundo a dentista e chefe do Núcleo de Controle e Infecção Hospital, Rafaela Galerani, esses pacientes que ficam internados têm mais risco de adquirir alguma bactéria. “A situação é propícia, pois a flora bucal deles muda e fica vulnerável, a alimentação é mais pastosa e deixa restos de comida na boca, entre outros fatores e, por isso, requer uma atenção maior”, explica.

A ideia surgiu da própria dentista, após apresentar um projeto de mestrado. Diante do trabalho que ela realiza no núcleo de infecção, Rafaela decidiu unir as duas práticas para aplicar em sua realidade de trabalho. “Sei das necessidades e do bem que isso fará as pessoas. Com certeza teremos ótimos resultados”, disse.