Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/21 às 17h51 - Atualizado em 8/06/21 às 17h47

DF já vacina pessoas com 58 anos sem comorbidades

COMPARTILHAR

Na segunda-feira (7), foi iniciada a vacinação para quem tem 59 anos; 5 mil pessoas na faixa etária foram vacinadas

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A vacinação da população de 58 anos começou nesta terça-feira (8), um dia após o início da aplicação imunizante para quem tem 59 anos. Para vacinar é necessário agendar data, horário no site vacina.saude.df.gov.br e escolher o ponto de vacinação. Até o momento, 5.510 pessoas com 58 anos já agendaram atendimento.

 

Vacina Pfizer BioNTech é um dos três imunizantes aplicados no DF – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Na faixa etária dos 59 anos, até agora, 11.550 pessoas agendaram a vacinação e 5 mil foram vacinadas na segunda-feira (7). A inclusão da nova faixa etária foi possível graças ao remanejamento de algumas doses remanescentes de grupos prioritários contemplados anteriormente e que, por algum motivo, não buscaram a vacinação.

 

Dados da Codeplan estimam que aproximadamente 28 mil pessoas com 58 anos vivem no DF. “Toda vez que a secretaria puder antecipar a vacinação ou o agendamento, quanto a vacinação das pessoas, a gente vai fazer. Para poder antecipar a todos a vacinação”, afirma o secretário de saúde, Osnei Okumoto.

 

Ele reafirmou o compromisso com a celeridade da vacinação, dentro do limite de doses disponíveis para estratégia de imunização.

 

 

Segundo Okumoto, o processo tende a ser mais dinâmico a partir deste mês de junho e o GDF pretende reduzir pelo menos um ano a idade do público-alvo por semana. Das 27.491 pessoas com 59 anos do DF, 7 mil delas já foram vacinadas por fazerem parte de outro grupo prioritário e 10.375 fizeram o agendamento, ou seja 50% do público alvo.

 

Na última semana, a Secretaria de Saúde antecipou o agendamento da vacina contra a covid-19 abrindo um novo agendamento para pessoas de 59 anos sem comorbidades. O agendamento continua aberto e a vacinação a este público segue ocorrendo nesta semana.

 

A vacinação também foi aberta a deficientes sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades acima de 18 anos.