Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/16 às 19h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

DF tem a terceira maior unidade de neurocirurgia do país

No dia do Neurocirurgião, celebrado nesta quinta-feira (14), profissionais do Hospital de Base comemoram

BRASÍLIA (14/04/16) – Com uma equipe de 21 neurocirurgiões e 15 residentes, o setor de neurocirurgia do Hospital de Base atende em média seis pacientes por dia e realiza cerca de 2 mil cirurgias por ano. O desempenho qualificou a unidade de Brasília como o terceiro maior serviço de referência do país, atrás apenas do Hospital das Clinicas de São Paulo e do Hospital da Restauração de Recife, primeiro e segundo lugares respectivamente.

No Distrito Federal, o Hospital de Base é o único que oferece esta especialidade. As cirurgias vão desde traumatismo craniano, tumores cerebrais, tumores na coluna, aneurismas, até implantes de eletrodos cerebrais.

“Sentia muitas tonturas e dores nas pernas, braços e na cabeça. Fui diagnosticado com um tumor no cerebelo. Fiz a cirurgia e estou muito feliz”, contou o paciente Elias Batista de Araújo, que fez a cirurgia na última segunda-feira (11).

O chefe do setor de neurocirurgia, Igor Campbell Borges, ressalta que a especialidade é de altíssima complexidade, por tratar de patologias do sistema nervoso, o que requer uma equipe multidisciplinar. “Só assim é possível promover a assistência integral aos pacientes, que em sua maioria apresentam quadros clínicos graves”, ressalta.

O médico destaca ainda a importância do Programa de Residência na área de neurocirurgia. Atualmente 15 residentes atuam na equipe e se preparam para concluir os cinco anos de prática e estudo.

“A residência na neurocirurgia é a maior de todas as especialidades médicas: duram cinco anos de especialização em serviço de referência. E, hoje, estamos completando 50 anos de instalação do programa, tornando a residência médica do Base uma das mais antigas e tradicionais”, completa o neurocirurgião Igor Campbell.

Graças ao serviço de referência realizado pela equipe do Hospital de Base, o Distrito Federal sediará em setembro o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia.