Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/17 às 15h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Dia Internacional do Voluntário é celebrado nesta terça (5)

Saúde contou este ano com mais de 5,1 mil voluntários sociais e profissionais

BRASÍLIA (5/12/2017) – O Dia Internacional do Voluntário é celebrado anualmente em 5 de dezembro. Esta data foi criada com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta a partir de inúmeras ações.

Atualmente, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal conta com a participação de 4.500 voluntários sociais e 620 voluntários profissionais cadastrados, que prestam serviços estritamente vinculados à sua área de atuação, desde auxiliares de serviços gerais até cirurgiões especialistas.

A dedicação dos brasilienses na prestação do trabalho voluntário ganhou reconhecimento nacional em agosto deste ano. Brasília foi selecionada pelo governo federal entre as cinco cidades do país referência para o setor.

Na prática, a escolha da cidade como referência no setor vai se refletir no perfil do Portal do Voluntariado Nacional, que será instalado pelo governo federal para incentivar a participação da sociedade em ações de trabalho voluntário.

ONU – O Dia do Voluntário foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1985. Tendo como meta os Objetivos do Milênio, definidos pela ONU em 2000, os voluntários atuam de modo a diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino básico para todos, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, garantir a sustentabilidade ambiental, entre vários outros objetivos.