Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/13 às 19h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Distrito Federal participará do XIII Congresso Brasileiro de Transplantes

COMPARTILHAR

Evento ocorrerá no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de outubro

O XIII Congresso Brasileiro de Transplantes, será realizado a partir deste sábado (12), até terça-feira (15), no Rio de Janeiro, pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), com o objetivo de discutir o futuro dos transplantes. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, participará do evento e defenderá Brasília como sede do encontro em 2017.

“Atingimos o primeiro lugar nacional em doações de órgãos por milhão de habitante. Considero de suma importância levar nossa experiência e mostrar o esforço que o governo tem feito desde 2011 para recuperar o programa de transplantes de órgãos em nossa capital”, afirma o secretário.

A doação de órgãos no DF aumentou 40% no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro e julho deste ano foram captados 42 órgãos, enquanto nos mesmos meses de 2012 foram 25.

Em 2012, foram feitos 576 transplantes na capital federal. Apenas nos seis primeiros meses deste ano foram realizados 293 procedimentos. Desse total, 184 foram de córnea, 64 de rim, 24 de fígado, 17 de coração e quatro de medula.

“Brasília, hoje, com o aumento do número de doações de órgãos se destaca no âmbito nacional. A cidade já sediou o Congresso em 1997. Será um privilégio alcançarmos essa conquista e mostrar nossos avanços nesses 20 anos”, diz coordenadora da Central de Captação de Órgãos da SES/DF, Daniela Salomão.

O Congresso
É a primeira vez que o Rio de Janeiro sedia o Congresso Brasileiro de Transplantes, que tem o objetivo de identificar novas lideranças acadêmicas e políticas, além de permitir que todos os centros possam apresentar, bem como discutir suas questões e pesquisas.

Neste sábado (12), serão realizados cursos e estarão em pauta temas como odontologia em transplantes, infecção em transplantes e transplante renal pediátrico.

A partir de domingo até terça-feira serão realizadas 16 palestras. Assuntos como o processo de doação e transplantes nas regiões brasileiras, ética em transplantes e novas perspectivas em doação de órgãos serão abordados pelos palestrantes.

Patrícia Kavamoto