Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/20 às 16h25 - Atualizado em 20/08/20 às 17h58

Dival capacita funcionários para a vacinação contra a raiva

COMPARTILHAR

Turmas têm número reduzido para favorecer o distanciamento

 

JOSIANE CANTERLE, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

O calendário da vacinação antirrábica está se aproximando, e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) está capacitando os funcionários para a aplicação da vacina no Distrito Federal. São cerca de 300 agentes que foram contratados no primeiro semestre temporariamente e que estão recebendo treinamento para auxiliar na vacinação de cães e gatos das zonas rural e urbana.

 

Fotos: Matheus Oliveira/Arquivo-SES

Com turmas que variam de dez a vinte pessoas, o curso está sendo ministrado desde o dia 17 de agosto, com previsão das últimas turmas no próximo dia 25. Entre os conteúdos estão sendo debatidos a própria doença – a raiva – etiologia, profilaxia e as técnicas de vacinação.

 

“A gente espera que todos estejam aptos a realizar essa atividade de fundamental importância para a saúde humana, que é através da vacinação de cães e gatos na campanha, na rotina e na identificação de áreas vulneráveis e aparecimento de foco nos casos de morcegos ou bovinos com diagnósticos positivo para a raiva. A gente faz um reforço na vacinação desses cães e gatos num raio adjacente a este caso”, explica o gerente ambiental de zoonoses, Rodrigo Menna Barreto Rodrigues.

 

Campanha

 

O início da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica está prevista para se iniciar no dia 03 de outubro, nas áreas rurais e na zona urbana será dividida em três etapas programadas para os dias 24 e 31 de outubro, e 7 de novembro.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO