Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/15 às 12h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Dival promove curso para o controle de dengue e escorpiões

COMPARTILHAR

Capacitação é voltada aos funcionários dos condomínios e líderes comunitários

BRASÍLIA (3/8/15) – A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) realizará neste mês de agosto o primeiro “Curso de Capacitação para o Controle da Dengue e Escorpiões” para as comunidades. O curso tem como público alvo os zeladores e porteiros de condomínios e lideranças comunitárias das quadras residenciais da Asa Norte.

A região foi escolhida para iniciar o projeto devido aos constantes relatos dos moradores sobre o surgimento de escorpiões e roedores nos imóveis. Hoje e amanhã (3 e 4/8) o curso será realizado na quadra 315. Nos dias 19 e 20 a capacitação ocorrerá na quadra 214. O calendário está sendo discutido com as lideranças das quadras para que todas recebam o curso.

No treinamento, serão ministradas palestras e atividades práticas pelos técnicos da Dival, abordando a biologia de mosquitos e escorpiões, bem como as medidas preventivas e de controle. A intenção é levar o projeto também a outras regiões administrativas.

“Esse projeto piloto tem o objetivo de tornar os blocos e quadras residenciais menos atrativos para os escorpiões e mosquitos Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. Os participantes serão protagonistas nas ações para eliminar as condições ambientais que favorecem o acesso, a alimentação e o abrigo desses animais. A prática dessas ações de prevenção e controle torna mais difícil a ocorrência de infestação, transmissão de doenças e picadas por escorpiões”, explica a diretora da Dival, Vaneide Pedi.