Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/20 às 18h00 - Atualizado em 23/04/20 às 13h32

Doações são centralizadas para aumentar segurança e transparência

Insumos e equipamentos devem passar por avaliação técnica a fim de serem distribuídos para a rede pública

 

Como forma de organizar a distribuição das doações que a Secretaria de Saúde tem recebido, uma circular assinada pelo secretário Francisco Araújo determinou que as elas sejam feitas de forma centralizada, diretamente na Secretaria Adjunta de Gestão, pelo e-mail sagsesdf@gmail.com.

 

A distribuição para a rede está sob a responsabilidade da Subsecretaria de Logística em Saúde e da Subsecretaria de Infraestrutura da Saúde. O objetivo, além de dar transparência e organizar a dispensação, é ter a certeza de que o material recebido oferece a segurança necessária a quem vai recebê-lo.

 

“Quando a gente recebe uma oferta de doação, o doador apresenta uma amostra do material e a carta de doação. A gente manda para áreas técnicas para atestar a qualidade do produto e assegurar que aquele material cumpre as normas de segurança e realmente protege o servidor”, explica a subsecretária de Logística, Mariana Mendes Rodrigues.

 

Recentemente, a Secretaria de Saúde recebeu a doação de cinco mil máscaras que seriam doadas para servidores. Antes da distribuição, o material foi para avaliação da área técnica. “Elas foram reprovadas para uso em servidores que estão diretamente ligados à assistência, mas poderia ser usada pelo pessoal de apoio e entregamos para eles”, conta a subsecretária.

 

A pasta também fez uma cartilha com todas as especificações de equipamentos de proteção individual, com o fim de nortear quem deseja fazer doações desse tipo para a secretaria. “Depois que recebemos e atestamos a segurança, eles entram no nosso sistema como  material nosso e é distribuído para toda a rede conforme necessidade”, finaliza Mariana.

 

Texto: Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde