Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/14 às 14h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Doadoras de leite materno recebem homenagem

COMPARTILHAR

Presentes, vídeos motivacionais e visitas guiadas fazem parte do cronograma

 

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) abriu, nessa sexta-feira (16) às 9h, a semana de comemoração ao dia mundial de doação de leite materno, celebrado em 19 de maio. O evento organizado pelo Banco de Leite do hospital, com o apoio da coordenação da rede de Bancos de Leite do Distrito Federal, homenageou as doadoras com diversas atividades.

Segundo a servidora Malena Bagno, foram apresentados vídeos motivadores e entregues presentes para as mães a fim de agradecê-las pelo apoio. “As mães que vieram puderam conhecer todo o processo de pasteurização do leite. Elas também tiveram a oportunidade de visitar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital e conhecer os bebês que receberam o leite doado”, disse.

“Foi um encontro emocionante entre doadoras e os bebês que receberam a doação. Esperamos que elas se sensibilizem ainda mais e incentivem outras mulheres a também ajudarem a manter os estoques dos Bancos de Leite dos hospitais”, explica Malena.

De acordo com a coordenadora da rede de Bancos de Leite do DF, Míriam Santos, Brasília conta atualmente com 400 novas doadoras por mês, mas o número ainda não é compatível a demanda. Só no HMIB, que possui a maior UTI neonatal da rede, 60 bebês dependem diariamente do leite de doadoras.

“Apesar de termos conseguido esse ano aumentar a quantidade de leite doado, temos uma média de quatro mil nascimentos por mês em todo o DF e isso faz com que o número ideal para mantermos os nossos estoques seja o dobro do que estamos coletando, que é cerca de 1,4 mil litros de leite por mês”, comenta Mirian.

Por Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF