Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/21 às 18h40 - Atualizado em 27/05/21 às 18h43

Doenças neurológicas são incluídas na lista de comorbidades para vacinação contra covid-19

COMPARTILHAR

 

A inserção ocorre após atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) na última semana

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

As doenças neurológicas crônicas foram incluídas na lista de comorbidades para vacinação contra covid-19. A inserção ocorreu com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação, na última semana.

 

Entre elas estão: Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória.

 

Doenças neurológicas são incluídas na lista de comorbidades – Foto: Geovanna Albuquerque / Agência Saúde-DF

 

Além dessas, estão contempladas doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave e indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares.

 

Consulte os CIDs e demais especificações de cada comorbidade aqui.

 

Agendamento

 

A Secretaria de Saúde vai incluir já nesta sexta-feira (27) a opção de agendamento para este grupo no site vacina.saude.df.gov.br. Com a chegada de novas doses de vacinas, foram disponibilizadas mais 70 mil vagas para o público com comorbidade acima dos 25 anos.

 

Também serão disponibilizadas 2.083 vagas destinadas aos profissionais aeroportuários, que pela primeira vez serão contemplados pela campanha de vacinação contra a Covid-19 e já estão produzindo a listagem dos seus funcionários que serão contemplados nesta etapa, e outras 2.601 vagas para profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.

 

Doenças neurológicas são incluídas na lista de comorbidades – Foto: Geovanna Albuquerque / Agência Saúde-DF