Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/19 às 9h49 - Atualizado em 24/04/19 às 9h50

Em 8 dias, Secretaria de Saúde imuniza quase 40 mil grávidas e crianças

COMPARTILHAR

Campanha contra gripe vai até 31 de maio

 

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, quando apenas crianças e gestantes foram vacinadas, um total de 39.296 doses foram aplicadas, entre os dias 10 e 18 de abril. A região de saúde com maior número de imunizações foi a Sudoeste, que engloba Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras e Recanto das Emas.

 

“Ressaltamos que a vacinação é a melhor forma de se proteger de uma variedade de doenças e de suas complicações, muitas podem até levar à morte. Quando se vacina, protegemos não somente nossa saúde, mas também a das pessoas com quem temos contato”, frisa Renata Brandão, gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

 

A campanha, que vai até 31 de maio, também tem como público-alvo mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, bem como os adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, a população privada de liberdade e os servidores do sistema prisional.

 

COBERTURA – Também foram incluídos na campanha os policiais civis e militares, e os bombeiros. “Com esse público, esperamos aumentar a cobertura em 30 mil doses. Temos vacinas para todos”, assegurou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo.

 

O principal objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

 

A meta é vacinar 90% de todo o público-alvo. A estimativa total é de que serão vacinadas mais de 59,1 milhões de pessoas no Brasil e 778.627 pessoas no DF.

 

DIA D – O Dia 4 de maio será o Dia D da campanha. Nesta data, no Distrito Federal, 111 salas de vacina estarão abertas durante todo o dia de sábado.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF