Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/13 às 15h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

DF realiza a maior captação de órgãos em apenas um dia

COMPARTILHAR

DF lidera realização de transplantes por número de habitantes

O Distrito Federal é a unidade da federação que mais realiza transplantes de coração, fígado, córnea e rim, por número de habitantes. E, nesta sexta-feira (24), está sendo realizado, no Instituto de Cardiologia (ICDF), a maior captação de órgãos em um mesmo dia, na Secretaria de Saúde do DF.

Estão sendo captados coração, rins, pulmões, córneas e fígados, que foram retirados de doadores que sofreram traumas e AVC. Ao todo são cinco doadores que foram a óbito no Hospital de Base, sendo que dois já foram captados e outros três serão nas próximas horas.

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, essa captação tem como objetivo dar esperança para os pacientes que necessitam de uma doação. “A Secretaria em termos de captação de órgãos, é referência em todo país”, afirmou.

Até o momento, não tem receptor determinado, pois depende da compatibilidade entre doador e quem receberá o órgão.

Distrito Federal é recordista em transplante

O Distrito Federal ficou em primeiro lugar em doações de coração, seguido de fígado, córnea e rim. Dados do primeiro trimestre deste ano mostram que foram feitos 12 transplantes de fígado, seis de coração, 27 de rim, 65 de córnea e quatro de medula em várias unidades do DF. Em 2012, foram realizadas 22 cirurgias de rim, sete de fígado, três de coração, 120 de córnea e uma de medula.

Em 2012, a capital federal figurava em segundo lugar no ranking nacional com 21,8 doações para cada milhão de habitantes e de janeiro a março deste ano atingiu 28 para cada milhão de habitantes.

O DF é a unidade da federação recordista em transplantes (proporcionalmente ao número de habitantes), seguido dos estados do Ceará e São Paulo. Comparando com o primeiro trimestre de 2012, o número de doadores cresceu, aumentando os números de transplantes.

Além de estar em primeiro lugar no ranking nacional de captação de doares, o DF se destaca nas estatísticas de transplantes realizados, se consolidando na primeira posição em cirurgias de coração e córnea (proporcionalmente ao número de habitantes) também no ano passado. Em 2012 a SES-DF realizou 576 transplantes no total, somando os procedimentos de rim (102), córnea (407), coração (18), medula (10) e fígado (39).