Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/15 às 15h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Encontro entre SES e Conselho de Saúde estreita relações

Diálogo serve para ter metas estruturantes de consolidação do SUS no DF

BRASÍLIA (4/5/15) – Um encontro entre o secretário de Saúde do DF, João Batista de Sousa, e a diretoria do Conselho de Saúde do Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (4), estreitou ainda mais a relação entre a pasta e a entidade. O discurso de ambos deixou claro que a intenção é caminhar a favor da consolidação do SUS no Distrito Federal.

O presidente do Conselho de Saúde, Helvécio Ferreira da Silva, apresentou ao secretário João Batista a agenda estratégica de 2015 e a programação de um evento que será realizado este mês pelo conselho. Em ambos, os assuntos são semelhantes ao que tem sido discutido na Secretaria de Saúde junto ao Governo de Brasília. “Até agora, não há nada que choque com o que pensamos”, ressaltou o secretário.

Entre os temas conversados durante o encontro, o modelo de gestão foi o que teve mais espaço. Inclusive, é um dos temas do evento a ser realizado pelo conselho. “Precisa ter um debate sobre os modelos propostos. Vamos falar sobre o que é a fundação, como funciona”, destacou Helvécio.

Outros temas também foram citados durante o encontro, como a questão da infraestrutura dos hospitais e a valorização dos servidores. “Estamos traçando um plano de revitalização. Temos pensado em soluções não somente para os próximos quatro anos, mas para 20 anos. Vamos traçar o que pode ser feito nesses quatro anos e o que ficará desenhado para os próximos”, disse o secretário de Saúde.

Ao fim do encontro, João Batista reafirmou o desejo de continuar essa relação mais estreita com o Conselho de Saúde. “Quero, inclusive, ver se marco reuniões com os conselheiros regionais, como tenho feito com as coordenações e diretorias regionais”, finalizou.